Magia Zen

Atração do Amor Universal Místico e Esotérico

Magia da Abundância de Cristal

 

Bela Magia de origem Italiana onde a meta é trazer seu desejo até você.

Ou seja, se você deseja viajar, trocar de carro, de casa, ou mesmo melhorar grifes, como de roupas, móveis, objetos, etc…

 

Você vai precisar de:

• 1 cristal de quartzo branco transparente

• Uma imagem que representa a abundância

 

Quando realizar a magia:

• Em uma quinta-feira, quando a lua estiver crescendo.

Lave seu cristal com água corrente e deixe-o secar ao vento.

Em seu reduto e depois de um breve relaxamento, selecione uma imagem de revista que simboliza a prosperidade para você.

Uma imagem de um objeto ou situação que você deseja – uma nova casa, um carro esporte, um período de férias, uma roupa de grife, o importante é que a imagem defina bem seu desejo.

Deixe a imagem em sua frente (pode ser seu altar) e segure seu cristal com as duas mãos fixando o olhar na imagem.

Leve o cristal até sua testa, na direção do terceiro olho, e mentalize seu desejo se realizando, assim projetando no interior do cristal.

Coloque seu Cristal sobre a imagem escolhida.

Deixe o cristal no lugar durante toda a noite.

Na manhã seguinte, retire o cristal e coloque a imagem dentro de uma gaveta de roupa onde ninguém vá mexer, e agradeça a generosidade do Universo em lhe conceder seu desejo.

Quando seu desejo se realizar pode se desfazer da imagem.

 

E seu Cristal, sempre retorna aos seus pertences Mágikos!!!

Magia Cristalina do Quartzo

 

O Cristal Branco ou transparente é um curandeiro de primeira.

Quartzo de Cristal é usado magicamente para a cura, proteção e poder.

Eu sempre sugiro para limpar seu quartzo em água salgada, e deixar secar a luz do sol e luar.

Dizem que o Cristal pode trazer a energia das estrelas para a alma.

O cristal de quartzo pode harmonizar e alinhar as energias e pensamentos humanos, a consciência, as emoções, com as energias do universo e energias superiores disponíveis para a humanidade.

 

 Você pode use um quartzo para limpar e ativar energias pessoais e do ambiente:

 

Cura de Cristal

Cristais diferentes possuem propriedades diferentes e são adequados para a cura de diversos problemas físicos, mentais, emocionais e espirituais. Cura ocorre geralmente por colocar as pedras sobre o corpo, carregando ou vestindo as pedras.

 

Cristais na Meditação

Cristais têm inúmeras propriedades espirituais e pode ajudar a focar a mente para a meditação… Basta deixá-lo ao seu lado.

 

Cristais em Casa

Cristais podem ajudar a equilibrar a energia em seus quartos, bem como protegê-lo de campos de energia nocivos emitidos pelos televisores, computadores e tecnologia sem fio.

 

Cristais de Proteção

Os cristais podem também ser utilizados para a proteção de uma variedade de maneiras. Tenha como enfeite na sala de estar, para proteger a aura dos moradores de energia nociva, deixe-o atuar como talismãs contra o mal.

 

Cristais na Magia

Cristais possuem também propriedades mágicas e são usados ​​por bruxas, druidas e outros em magia, feitiços e rituais.

 

Elixires Cristal

Com um método semelhante ao do florais de Bach, os cristais podem ser usados ​​para carregar água com energia de cura e atuam como elixires de cura.

 

Chakra Cura balanceamento e Aura

Os diversos tipos de cristais e suas cores podem ser usados ​​para ajudar a equilibrar os chakras do corpo e curar a energia interrompida dentro da aura. Basta alinhá-los nos pontos dos chakras.

 

Pedra do seu Anjo da Guarda

 

A pedra mais adequada para todos os anjos da guarda, chamada de Anjo Aura, é um cristal de quartzo transparente.

 

Sim, com esta pedra qualquer pessoa, seja qual for seu anjo da guarda, tem fácil conexão angelical.

 

A energia desta pedra é ideal para o momento de meditação onde você conversa com seu anjo, o ambiente fica tranquilo e abre-se um canal direto ao seu anjo.

 

Por ser uma pedra espiritual edificante, ela convida seu anjo a estar presente e lhe facilita uma orientação.

 

Traz grande paz profunda durante a meditação e purificação.

 

Ela promove alegria, luz, otimismo, ativa o chakra da garganta, e facilita a mediunidade.

 

Foca você para encontrar o seu propósito pessoal.

 

Concede conhecimento de canais mais altos, conectando você mais rapidamente, mesmo você não tendo experiências em meditação.

 

E para quem já está acostumado, esta pedra ajuda a chegar nos mais profundos estados meditativos.

 

Cuide de seu cristal de quartzo lavando-o sempre e deixando a luz do sol e da lua toda semana, por 24 horas.

 

Deixe sua pedra na cabeceira da cama, e utilize-a para conectar-se com seu anjo da guarda.

CRIANÇAS DA NOVA ERA

Magia da Energia das Crianças da Nova Era 

As crianças da nova era, também chamadas de Índigo e Cristal, podem ser facilmente identificadas em várias situações e estruturas: familiar, escolar e social.

Um ponto comum é que elas sempre estão criando situações extremamente desafiadoras e desgastantes para todos os envolvidos, inclusive para elas mesmas.

Na família, elas falam e agem de forma extremamente agressiva, desafiando a autoridade dos pais e não se importando para determinações e castigos, conseqüentemente instalando um caos na família, e para piorar, quando os pais e familiares tentam abrir um diálogo, este não flui com boa sincronicidade, pois falam, lêem e escrevem sobre assuntos que parecem não ser para sua idade e formação.

Na escola, são as crianças que os pais são constantemente chamados para conversas sobre como seus filhos estão sempre perturbando o bom andamento da aula, atrapalhando os demais alunos, e sempre com excesso de energia e dificuldade de concentração, e quase inevitavelmente, acabam sendo taxados de rebeldes ou simplesmente desinteressados.

Na sociedade, são muito seletivos em seus relacionamentos e às vezes parecem anti-sociais, porque a socialização torna-se um fardo pesado para eles devido a dificuldade de serem compreendidos e aceitos por parte do grupo, em geral sofrem muito por isso, não é raro ouvir seu filho dizer que prefere ficar sozinho no recreio, ou que ninguém gosta dele e que quase não tem amigos.

Têm dificuldade de aceitar autoridade absoluta, sem sentido e/ou explicação.

O que precisamos ter consciência é que o intelecto e a percepção destas crianças é excepcionalmente mais evoluído que o das crianças de sua idade e muitas vezes dos adultos ao seu redor, são dotados de uma espécie de inteligência múltipla.

Por isso que não faz sentido ficar 50 minutos ouvindo o professor discursar a respeito de um único assunto na sala de aula… elas já entenderam no início da abordagem do assunto e querem colocá-lo em prática.

Não é pertinente impor-lhes uma ordem sem que seja explicado o verdadeiro sentido daquela decisão, usando sempre a sinceridade e a coerência.

Isso parece simples, mas na prática a maioria dos pais repetem (muitas vezes sem perceberem) padrões ancestrais de autoridades hierárquicas em suas ações e determinações familiares, como por exemplo, atitudes repreendedoras envolvendo gritos e atitudes rudes que posteriormente nos causa arrependimentos.

Os seres Índigos chegaram para abrir caminhos, questionando e transformando todas as instituições rígidas que os cercam, começando pela família, depois abalam o padrão de ensino e a sociedade resolvendo problemas conhecidos de maneira diferente, incomodando demais tudo e todos, e tornando-se facilmente pessoas não muito convenientes em nossa sociedade conformista e padronizada.

O que não pode ser confundido é que devido estas crianças virem com este imenso potencial, são elas que devem ditar as ordens e fazerem o que bem entendem… nada disso… pois elas são dotadas de um potencial maravilhoso e revolucionário, porém não tem a maturidade de como usá-lo em nossa sociedade; é diferente criança questionadora de criança sem educação e/ou sem parâmetros.

Aí vem a nossa responsabilidade como pais, educadores e cidadãos, sabermos lidar e conduzir com firmeza essa nova realidade com estas novas crianças, sem confundir limites com autoritarismo.

Nesse modelo podemos afirmar que não só teremos respeito por eles, como eles terão por nós.

Os seres Cristal já são crianças que trazem as qualidades da paz e do amor desprendido e incondicional ao próximo, a tudo e a todos, trazendo com isso o equilíbrio em seus ambientes, por mais caótico que sejam.

Identifique uma família problemática, um lar em constante desarmonia, com muitas brigas, e lá encontramos uma criança feliz, amorosa e sorridente, que todos acabam comentando: “não sei como aquela criança é tão maravilhosa em uma casa tão desestruturada…”.

Pois então, lá está um ser Cristal no lugar certo e na hora exata para cumprir sua missão nesta família e também no meio social que faz parte, sem brigar e questionar, apenas quer harmonizar e se ligar a todos pela consciência e pelo amor, por isso podem não ter muita afinidade com a fala até os quatro ou cinco anos de idade, dando prioridade aos gestos, desenhos, e outras formas de expressão.

Devemos aprender a dialogar e a trocar com as nossas crianças da nova era e, ensinar-lhes os valores básicos do equilíbrio em suas vidas, com muitas referências e não restrições, para que possam encaminhar seus potenciais, facilitando a sua conduta e direcionamento em nossa sociedade, que se beneficiará com este diferencial de comportamento, renovando estigmas e padrões que já não nos servem mais.

As crianças Índigo e Cristal vieram em tarefa especial, para impulsionar mudanças maravilhosas na humanidade e no planeta terra, elas vêm nos ensinar qual o melhor caminho a seguir, e conseqüentemente a reorientação da humanidade para a verdadeira Paz e o Amor – transformações e necessidades tão imediatas para nossa sobrevivência.

Será que você tem uma ao seu lado?

 

CRIANÇAS ÍNDIGO E CRISTAL

O Contrato entre Pais e Filhos

Antes de uma alma encarnar na Terra ela seleciona um local e a família que preencherá as suas necessidades espirituais de crescimento e evolução. Vocês podem estar certos que as vossas crianças os selecionaram por uma razão que as conduzirá ao crescimento delas assim como também ao vosso, pois estes contratos de alma são sempre de natureza mútua.

Os pais se responsabilizam por criar a alma que chega a seu corpo jovem assim como protegê-la e dar-lhe tudo o que necessita para sobreviver no plano material. Os pais também se responsabilizam por ajudar no desenvolvimento de quaisquer habilidades e talentos que possam fazer parte da missão espiritual da criança neste planeta.

A criança, por sua vez, responsabiliza-se em ajudar os pais a elevarem a sua consciência através da convivência com uma alma de vibração superior e de mais profunda sabedoria. Este é o caminho natural da evolução, onde a alma da criança está sempre numa espiral superior de evolução e podendo, portanto, auxiliar os pais a também evoluírem. Mas os pais necessitam estar conscientes desta dádiva. Tantos pais adormecidos vêem suas crianças como seres vulneráveis, que necessitam ser controladas e moldadas, que são incapazes de ver a sabedoria e a dádiva que vem com cada criança.

Na futura Nova Terra, cada criança que nascer será reconhecida por sua sabedoria como alma. E os pais estarão conscientes de seu contrato com a criança, e buscarão cumpri-lo juntamente com suas obrigações materiais para o bem estar físico da criança.

 

Criança Índigo

Os pais que aceitam apoiar e criar uma criança da vibração Índigo concordaram em ser os zeladores de uma alma que traz uma nova forma de energia para o Planeta.

Crianças Índigo são almas pioneiras e seus pais acordaram em juntarem-se a eles para serem os pioneiros de novas formas de vida familiar e comunitária.

A missão da alma da criança é questionar e desafiar velhas formas e criar o caminho para a manifestação de novas formas. Uma criança Índigo é também sensível, amorosa, talentosa e intuitiva. Os pais responsabilizam-se em encontrar formas de estimular esta sensível e bela energia e ajudar no desenvolvimento dos dons e talentos da criança até ao ponto que puderem.

A criança, por sua vez, se compromete a ser a instrutora de novos caminhos. Mas para fazer isto precisa desafiar e questionar os velhos caminhos. A criança Índigo faz isto de duas maneiras. Primeiramente, ele ou ela questiona ou desafia todos os sistemas de crenças e “regras” que vocês ou qualquer outra pessoa tente impor a elas. Desta forma elas lhes mostrarão o que funciona para elas e o que não, e dependerá de vocês, como pais, ouvirem e aprenderem,e não tentarem impor a vossa vontade a elas.

O segundo método de ensinamento é a criança prover um “espelho” para os pais. A criança aceita os padrões disfuncionais que os pais estão a fazer prevalecer nas suas vidas. Estes padrões têm geralmente a ver com a baixa auto-estima e a não aceitação do eu. É por isto que tantos Índigos entram em padrões auto-destrutivos de abuso de drogas e promiscuidade sexual. Eles estão refletindo de volta à suas famílias e comunidades os padrões auto-destrutivos que eles aprenderam.

É também por isto que muitos pais de Indigos lutam com os padrões de comportamento aparentemente destrutivos dos adolescentes Índigos. Os pais precisam compreender que necessitam examinar os seus próprios padrões destrutivos e começar a vivenciar padrões mais amorosos e revigorantes que auxiliem a si e à suas crianças. Quantos pais preenchem suas mentes e corpos com pensamentos e substâncias tóxicas e gastam seu tempo com trabalhos que não gostam, anulando os seus verdadeiros sentimentos? A vossa criança Índigo o alertará disto e será o vosso guia para libertá-los destas formas de ser aprendidas e herdadas. Elas vos ajudarão a despertarem para quem e o que vocês são e para o que vocês são capazes quando são verdadeiros consigo mesmos.

 

Crianças Cristal

A criança da vibração Cristal traz um tipo diferente de contrato com os pais. Pode-se dizer que onde as Índigo são a equipe de demolição, as Cristal são os construtores. É por isto que Índigos e Cristais encarnam com tanta freqüência na mesma família. Isto permite que sejam removidas as velhas estruturas e as novas sejam construídas.

Mas uma criança Cristal é um ser de vibração muito alta e a missão de sua alma inclui trabalhar na Rede Planetária Cristal e manter a energia para facilitar a mudança global. Assim sendo, o contrato com a criança Cristal é ainda mais desafiador para os pais que precisam compreender que esta pequena criança é também uma alma sábia e poderosa cujo trabalho se estende além dos estreitos perímetros da família.

É por isto que as crianças Cristal estão frequentemente estressadas e superenergizadas. Elas estão trabalhando com as energias daqueles à sua volta, não apenas ao nível familiar, mas também ao amplo nível comunitário. O desafio é dos pais em compreenderem a natureza do trabalho do ser e alma da criança Cristal e tentarem apoiá-los de acordo.

Em retorno, a criança Cristal auxiliará no crescimento espiritual dos pais. A criança Cristal é capaz de “atrair” para a vida dos pais as pessoas e eventos que os pais necessitam para seu desenvolvimento. Isto é porque a consciência da criança Cristal frequentemente se estende de forma muito ampla e pode localizar e atrair aqueles seres que poderão ser mais benéficos naquele momento para a família. Portanto, pais de crianças Cristal frequentemente se encontram numa trilha de acelerado crescimento e desenvolvimento que é a dádiva de sua criança.

O crescimento espiritual irá auxiliar mais frequentemente a criar um nível superior de consciência dentro da família e também a criar novas formas de interação familiar e respeito. O ensinamento mais poderoso aqui é o da “Igualdade do ser”. A criança Cristal presenteia a família com energias poderosas, amorosas e criativas. É o “equivalente” dos pais e precisa ser tratada com exatamente o mesmo amor, respeito e honra.

No futuro, as crianças serão consideradas como iguais e com “direitos” iguais na família e não apenas como dependentes. As crianças serão consultadas nos assuntos familiares que as afete e lhes serão dadas opções e escolhas. Este é o ensinamento delas e seu contrato com vocês, como pais – honra, respeito, apoio e amor, que é mutuo e mutuamente benéfico.

 

Criando o Círculo das Fadas

 Magia e Poderes do Círculo das Fadas

Quando energizado adequadamente os cristais das fadas são ativados mecanismos poderosos, que podem ser utilizados para fazer alterações muito significativas na sua vida.

O Círculo de Cristais das Fadas, ou como são mais comumente chamado Crystal Faerie Circle, é um arranjo circular com pedras de cristais ao redor de uma pedra já consagrada e de sua proteção.

A quantidade de predrinhas de cristais que formaram o círculo é indefinida e fica a seu critério.

A intenção é de atrair uma fada que fornecerá energias e poderes do reino das fadas ao cristal central do círculo, aumentando a intenção do poder de seu cristal.

Os círculos das fadas são encontrados geralmente na primavera e ao ar livre, em jardins e matas livres.

Então encontre um lugar seguro e ao ar livre, onde o círculo não será perturbado.

Limpar um pequeno espaço em um local isolado, onde ele estará seguro para que as fadas possam se reunir.

Coloque o seu cristal no centro do local que você escolheu.

Se você tem uma pedra selecionada para um propósito específico pode ser usada, ou adquira uma que será seu talismã.

Tenha em mãos outras pedrinhas para poder fazer a espiral do círculo.

Em seguida, organize as pedrinhas uma a uma igualmente espaçadas para formar um círculo.

Agora você só precisa energizar o círculo, e que é fácil de fazer.

Leve a sua varinha, ou use seu dedo indicador…

Aponte para o centro do círculo, ou seja, para seu cristal central, concentre-se e imagine você despejando uma chuva de Luz Brilhante sobre o Círculo que realizou.

Agora veja este brilho iluminando e atraindo as fadas.

Deixe claro em sua mente que este círculo irá refletir ao mundo das fadas.

Esta energia do Cristal central irá ampliar, iluminar e refletir no caminho das fadas até seu círculo.

Seu círculo de fadas agora está energizado.

Deixe-o montado por uns 3 dias ou se desejar até que você consiga sentir a energia local ou diferença na disposição das pedrinhas menores.

Depois você pode desmontar o círculo deixando como agradecimento algumas lantejoulas, pérolas de bijuterias, flores de pequeno porte, móveis de brinquedo ou qualquer miniatura, pois elas adoram enfeites.

Faça este ritual sempre que achar necessário ou sentir que precisa de uma energia a mais.

Seu Cristal estará poderoso!

 

Magia do Cristal Negro

Pedras Pretas 

As pedras e cristais há milênios vêm sendo utilizados para várias finalidades, inclusive terapêuticas.

Tais propriedades foram resgatadas pela disciplina intitulada Litoterapia ou Gemo-terapia e atualmente vem sendo empregada por vários terapeutas.

Em bruxaria os poderes da pedra negra vai além da terapia e da abordagem científica de cura.

O Cristal Negro tem uma propriedade especial para as Bruxas através da frequência que resulta em sua utilização de cura.

Os significados básicos de cor preta são o de ligação, revertendo formas de pensamentos em energia positiva, onde anulam correntes de energia negativa.

Em geral, possui poder de defesa, afastando o pessimismo.

Uni forças negativas facilitando assim sua dissipação.

Reverte feitiços e conjurações, protegendo seu usuário de males mandrakados.

Aterra, protege e libera energias, afasta discórdia e descruza energias desfocadas e impróprias.

Concentrando-se apenas com a pedra entre as mãos já é o suficiente para seu poder de proteção ativar e ela mesma direciona onde esta o contratempo.

Trabalha numa metamorfose, equilibrando a energia numa planície física, abre também canais de energia dos pés quando colocadas na sola, fundo dos pés.

Tenha por perto um Cristal Negro, uma pedra preta, mesmo que não saiba utilizá-la como em bruxaria, basta possuí-la para obter benefícios.

Segure entre suas mãos sempre que puder, ela fará seu trabalho e você irá usufruir de todo poder que esta pedra possui.

Faça uma limpeza com água e sal grosso sempre que achar necessário, ou uma vez por mês.

E deixe-a secar ao sol.

O Cristal em contato com o Anjo

Ou o Anjo atraído  pelo Cristal

Para canalizar a comunicação com o Anjo você pode desfrutar da energia dos cristais e de suas cores.

O Cristal ajuda a direcionar o assunto de sua necessidade ao anjo curador do problema.

Assim, tornando mais fácil a visualização dele até você pela luz de sua cor favorita emitida pelo cristal.

Segure o cristal em sua mão enquanto você começa a se comunicar com o Anjo.

 

Veja os Anjos de cada necessidade e sua cor preferida:

Para progresso, curar doenças, amor, conhecimento e compaixão – Rafael – Cristal verde escuro.

Para ter chance, ter uma graça, ter sorte e ter força – Gabriel – Cristal marrom.

Para esperança, aliviar raiva, curar agressividade e glória – Uriel – Cristal dourado.

Para destino, criatividade, fertilidade, amizade e saúde – Miguel – Cristal violeta.

 

Estes dados são traduzidos do inglês para português, do livro Magia dos Anjos.

 

Obs aos leitores MagiaZen,

Por problemas de saúde, estou postando pouco, com orientação médica em breve retorno com atualizações diárias…

Não me abandonem, beijo no coração de todos!

Magia do Cristal de Quartzo

Na Itália, o Cristal de Quartzo é muito usado pelas bruxas que adotam seu nome de “Espelho da Bruxa”.

O valor deste cristal é mágico pela sua ligação com a água, já que é uma solidificação de gelo de chuvas muito antiga de partes do Pacífico, incluindo Austrália e Nova Guiné.

Este tipo de cristal foi usado por milhares de anos em práticas religiosas e xamânicas, e entre várias magias a dos mistérios de Elêuses para produzir Fogo Sagrado, também em rituais xamânicos para fazer chover e em ritos e feitiços no sul da Califórnia onde eram encontradas varinhas com pontas de cristais de quartzo.

Xamãs Cherokee’s sempre souberam do poder do cristal de quartzo e deixavam suas pedras preciosas envoltas em pele de cervos quando não utilizadas.

O Cristal de Quartzo em vários segmentos religiosos simbolizam as divindades e esta presente na maioria dos altares exotéricos.

Em Magia o Cristal de Quartzo simboliza o espírito, o intelecto dos seres humanos, e a temperatura fria dos gelos do mar, e veja algumas características desta pedra;

 

Energia – Projetiva, Receptiva 

Planetas – Sol, Lua. 

Elementos – Fogo, Água. 

Divindade – A Grande Mãe. 

Metais associados- prata, cobre, ouro. 

Ervas associadas – erva cidreira, chicória, sálvia, erva doce 

Poderes – proteção, cura, sensibilidade psíquica, poder pessoal.

 

Seus poderes estão esquecidos pelo povo na maior parte do mundo, exceto para as suas aplicações industriais pois, os cristais de quartzo são um grande negócio comercial, mas anda sendo desvalorizado em seus poderes naturais.

A famosa Bola de Cristal usada por clarividentes tem sido utilizada como decoração, onde atua silenciosamente sem que seus donos entendam o que possa estar acontecendo com a presença da pedra em suas casas.

Todo Cristal deve ser devidamente purificado e limpo de tempo em tempo, sendo exposto à luz solar após um banho em água corrente.

E se quiser aumentar seu poder é preciso deixar em banho de Lua Cheia por uma noite toda.

Tenha um Cristal de Quartzo e utilize-o em sua vida lembrando que ele tem poderes e pode te ajudar.

As Bruxas depositam confiança no Cristal de Quartzo para purificação de ambientes, ampliação de energias em rituais e proteção diária de energias estagnadas.

Magia e Proteção da Pedra Turmalina

Turmalina é ótima para limpeza energética

Possuir pedras e cristais é trazer o contato energia da Terra até você, e cada tipo possui uma energia diferente.


Espalhe a Turmalina negra nos ambientes de sua casa, ou mesmo carregue com você.

Ela absorve toda a negatividade, e funciona como um para-raio das energias negativas.

A Turmalina preta tem fortes propriedades protetoras, e pode oferecer proteção de emissões nocivas dos equipamentos eletrônicos, de ataque psíquico e é dito que protege de feitiços e maldições nas vidas presentes e passadas.

Esta pedra tem sido considerada para curar doenças físicas e mentais, bem como evitar desfunções no sistema nervoso, e considerada um analgésico eficaz.

Ajuda também a melhorar a inspiração, a concentração e a sensibilidade, equilibrando o lado direito e o esquerdo do cérebro.

A Turmalina equilibra as energias de cura, atuando em todas as áreas de nossa vida.

Como a sua cor forte indica, a turmalina negra é geralmente associada ao chakra raiz ou chakra base.

Na sua prática de cura, segure a Turmalina por alguns segundos, pois ela dissipa sua energia acelerando o processo de cura.

Além de dissolver emoções negativas, ajuda a curar o medo irracional e o pânico.

Turmalina preta, é como uma pedra de sorte e, diz a lenda que esfregar numa turmalina negra traz sorte e felicidade!

Quando esfregada, torna-se carregada de eletricidade magnética e a sorte se intensifica.